Nossa história
Seis décadas dedicadas a cuidar do seu coração
Hoje uma referência internacional em cardiologia e procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, o Pró-Cardíaco nasceu de forma modesta, a partir de uma ideia ousada e original.
Dos atendimentos domiciliares realizados por uma ambulância alugada e um pronto-socorro improvisado no Hospital dos Radialistas, até a primeira cirurgia de implante de um coração artificial no Brasil: uma trajetória marcada por pioneirismo, grandes investimentos e inovações constantes.
LINHA DO TEMPO
Principais acontecimentos e conquistas
1959
É criado, no Rio de Janeiro, o serviço de atendimento domiciliar cardiológico de urgência, idealizado pelo cardiologista Dr. Onaldo Pereira. Em 9/11/59, é fundado o Pronto-Socorro Cardiológico Pró-Cardíaco, ocupando algumas salas do então Hospital dos Radialistas, no bairro do Humaitá.
1961
Com o encerramento das atividades do Hospital dos Radialistas, o Pronto-Socorro Pró-Cardíaco muda para a Casa de Saúde Santa Lúcia, também no Humaitá.
1967
Para ser ampliado, o pronto-socorro muda para a rua Dona Mariana, em Botafogo.
1968
Criação da primeira unidade coronariana em um hospital privado no Rio de Janeiro, com o objetivo de atender pacientes mais graves e, futuramente, tornar-se a unidade de terapia intensiva do hospital.
1970
Aquisição de um novo imóvel pelo hospital e criação de outros nove leitos.
1980
Inauguração do primeiro serviço de hemodinâmica de um hospital privado do Rio de Janeiro. Com a aquisição de imóveis vizinhos, surge o endereço da rua General Polidoro e o número de leitos aumenta para 90.
1984
Realização da 1ª Jornada Científica do Hospital Pró-Cardíaco, uma inovação na área da saúde privada do Rio de Janeiro com foco na busca das melhores, mais atuais e fundamentadas práticas de combate e prevenção às doenças do coração.
1988
Criação do Centro de Terapia Intensiva (CTI) com cuidado transdisciplinar e do Centro Cirúrgico, ambos com tecnologia de ponta, possibilitando a assistência integral ao paciente com doença coronariana aguda. Realização da primeira cirurgia cardíaca institucional e utilização de uma tecnologia inovadora, o ecocardiograma transesofágico, durante as cirurgias.
1990
Aquisição de equipamentos de tomografia computadorizada e ressonância magnética e incorporação definitiva dos exames de medicina nuclear aos métodos diagnósticos. Inauguração da unidade pós-operatória e da nova unidade coronariana.
1991
Criação do Centro de Ensino e Pesquisas (Procep) do Pró-Cardíaco, dando início à construção de uma sólida trajetória de expertise nas áreas de educação continuada, treinamento, ensino e pesquisa clínica, sendo credenciado, ao longo de sua história, por órgãos como os Ministérios da Ciência e Tecnologia, da Educação e da Saúde para coordenar pesquisas multicêntricas e formar novos talentos.
1995
Criação da primeira unidade de dor torácica do Brasil, inspirada na experiência do Dr. Raymond Bahr, do Hospital St.Agnes, de Baltimore (EUA), permitindo sistematizar o atendimento e estratificar precocemente os pacientes com essa condição e assim, diminuir as internações desnecessárias e prolongadas e evitar a liberação de pacientes potencialmente graves. Um ano depois, a unidade é certificada como Centro Internacional de Dor Torácica pela norte-americana National Association of Chest Pain Emergency Departments.
1996
Com a iniciativa e coordenação da cardiologista Dra. Rosa Célia, tem início o projeto Pro Criança Cardíaca, em parceria com o Hospital Pró-Cardíaco, que possibilita o acesso de crianças carentes a exames de diagnóstico e cirurgias cardíacas com padrões internacionais de qualidade segurança. No mesmo ano, o centro cirúrgico do hospital ultrapassa a marca de 1.000 cirurgias realizadas e o seu modelo de integração com a UTI pós-operatória ganha o reconhecimento de instituições públicas e privadas em todo o Estado.
1997
Inauguração da nova unidade de emergência e do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e criação do serviço de check-up cardiológico personalizado.
1999
Início do Programa de Residência Médica em Cardiologia, em parceria com a 6ª Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.
2001
O Pró-Cardíaco entra para a história da terapia celular no Brasil e no mundo: em parceria com o Texas Heart Institute e com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), colhe resultados promissores na utilização das células-tronco no tratamento de cardiopatias isquêmicas. Dois anos depois, o estudo é publicado na revista norte-americana Circulation.
2005
Credenciamento, pelo Ministério da Educação (MEC), dos programas de residência médica nas áreas de cardiologia, medicina intensiva e medicina nuclear. O hospital já era credenciado no programa de clínica médica.
2009
O Hospital Pró-Cardíaco completa 50 anos.
2010
Inauguração do novo laboratório de hemodinâmica e da nova emergência, ampliados e equipados com novas tecnologias, mais eficientes e com padrões de nível internacional.
2011
Lançamento do “Manual do Cirurgião” e elaboração dos protocolos de atendimento do centro cirúrgico. Preparação para a inauguração da unidade neurointensiva e conquista da “Distinção Canadá: Programa de Certificação de Serviços de Atendimento ao AVC”, com o objetivo de prestar um atendimento de acordo com as melhores práticas mundiais, minimizando os riscos em pacientes que sofreram acidente vascular cerebral.
2012
Conquista das acreditações Canadian Council for Health Services Accreditation e Stroke Distinction (distinção de atendimento ao paciente com AVC), emitida pela Accreditation Canada. O hospital faz a primeira oclusão do apêndice atrial esquerdo no Brasil e as primeiras cirurgias de implante de coração artificial. Inauguração do Laboratório de Medicina Nuclear com o primeiro equipamento de SPECT-CT em hospital privado do Rio de Janeiro e da unidade semi-intensiva III. Criação do Estar Médico e do Centro de Apoio à Família (CAF).
2013
Inauguração da sala híbrida para cirurgias complexas nas áreas de cardiológica e neurovascular. O CTI completa 25 anos e ganha novas instalações, com 16 leitos, e recebe o nome do fundador do hospital, Dr. Onaldo Pereira. O hospital atinge a marca de 100 primeiros casos, com resultados positivos, de implante percutâneo da válvula aórtica pela equipe do Laboratório de Cardiologia Intervencionista/Hemodinâmica.
2014
O Pró-Cardíaco realiza a primeira cirurgia de implante do coração artificial Heart Mate II no Brasil. Inauguração da Central de Exames, com a ressonância magnética mais completa do País, e da nova infraestrutura do serviço de ecocardiografia. Inauguração do Centro Médico, em Botafogo, com foco em ações preventivas e cuidado contínuo especializado, equipado com tecnologia de ponta e equipe médica formada por renomados especialistas em diversas especialidades.
2018
Inauguração do Centro de Epilepsia do Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo. A unidade conta com atendimento ambulatorial multidisciplinar diário, das 8h às 20h; internação no sistema de day hospital; emergência especializada; serviço diagnóstico com videoeletroencefalograma 24 horas; e suporte de unidades neurointensiva e semi-intensiva. A equipe é formada por neuropediatras, neurocirurgiões, neuropsicólogos, psiquiatras, psicólogos e nutricionistas, todos especializados no tratamento da doença.
2019
O Hospital Pró-Cardíaco completa 60 anos; É homenageado pela Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj) por seus 60 anos. Conquista a recertificação para o Programa Clínico de Distinção do AVC. A acreditação canadense certifica toda a linha de cuidado do AVC implementada em nossa instituição, o que nos torna referência em centro de excelência no atendimento da doença com a execução de boas práticas e nos resultados clínicos de excelência validados pelo programa. A primeira vez que conquistamos a certificação foi em 2012.