Cuidado Multidisciplinar

A saúde e o bem-estar do paciente dependem de um olhar integral para o seu organismo, visando o equilíbrio dos órgãos e sistemas, e não apenas o combate pontual a uma doença.

É por isso que a nossa assistência é realizada por uma equipe multidisciplinar, que envolve cardiologistas, neurologistas, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos, entre outros especialistas.

Esse modelo de atendimento é preconizado mundialmente, além de ser requisito para acreditação por renomados órgãos certificações, como STROKE e Joint Commission International, que já reconhecem o Pró-Cardíaco.

Nossas principais especialidades

Fisioterapia

A fisioterapia é a área da saúde capacitada a devolver, por meio de técnicas assistenciais, o bom funcionamento de órgãos e sistemas. Seu principal objetivo é restabelecer as atividades de vida diária, sejam adaptadas à nova condição do paciente ou não.

O Serviço de Fisioterapia do Pró-Cardíaco está capacitado a assistir pacientes com perfil de alta complexidade durante o período de internação até o processo da alta hospitalar. A equipe, treinada e atualizada, busca devolver o indivíduo à sua rotina com a melhor funcionalidade possível. Além da assistência, orientações educacionais a familiares e acompanhantes são fornecidas durante todo o tempo de internação, tornando-os parte integrante do processo de reabilitação.

O serviço atua ainda na educação postural da equipe assistencial de enfermagem e ministra aulas de ergonomia para novos colaboradores, contribuindo para a diminuição de afastamentos e lesões ocupacionais do quadro funcional.

Fonoaudiologia

O atendimento fonoaudiológico hospitalar do Pró-Cardíaco visa intervir precocemente nas dificuldades de deglutição, fala e comunicação e auxilia na fase de reabilitação do paciente.

As avaliações são realizadas mediante solicitação médica e, de acordo com os achados, é traçado um plano terapêutico pela equipe do Serviço de Fonoaudiologia. Além da terapia, acompanhantes e responsáveis – bem como pacientes, quando possível – recebem orientações e treinamentos para o entendimento e envolvimento de todos no tratamento.

Todo trabalho é pensado não apenas para o período de internação, mas também para o momento da alta. A estratégia favorece a melhor adaptação da família e do paciente no retorno à rotina diária e auxilia no conhecimento dos sinais de risco, para prevenção de possíveis intercorrências.

Nutrição

Otimizar a resposta ao tratamento, buscando promover a rápida recuperação e diminuição do tempo de internação, é o principal objetivo do Serviço de Nutrição e Dietética do Pró-Cardíaco, que trabalha em constante interação com os profissionais da equipe multidisciplinar do hospital, da qual faz parte.

Cada paciente admitido na instituição passa por uma triagem de risco, avaliação e reavaliação nutricional, além de anamnese alimentar completa para atender as necessidades nutricionais de modo individual. O atendimento personalizado visa à maior adesão ao plano terapêutico.

Entre as atividades realizadas pelo serviço, está a elaboração de cardápios balanceados que buscam a aproximaço máxima dos hábitos alimentares dos pacientes, respeitando as preferências e restrições pessoais. E, para tornar o momento da refeição ãestimulante, todos os detalhes são minuciosamente pensados, ao mesmo tempo em que são aplicados os princípios da gastronomia hospitalar com o cumprimento rigoroso das normas técnicas e recomendações das legislações vigentes. Além disso, na alta hospitalar programada, são fornecidas orientações dietéticas específicas ao paciente e familiares.

A equipe qualificada contribuiu para a aplicação das constantes atualizações de práticas baseadas em evidências científicas.

Psicologia

Os psicólogos do Hospital Pró-Cardíaco atendem pacientes internados, familiares e/ou cuidadores e levam em consideração os aspectos relacionados à doença, a adesão ao tratamento, o contexto sócio-familiar, entre outros fatores que possam interferir na hospitalização.

Os principais objetivos são identificar e avaliar, precocemente, eventuais situações traumáticas e quadros psicopatológicos, como a depressão, além de disponibilizar um espaço de escuta e acolhimento de sensações e reações diversas, entre elas medo, angústia, luto, solidão, desconfiança, tristeza, ansiedade, que estão associadas à presença da doença e às nuances da internação.

Outro foco do suporte psicológico é facilitar a reinserção do paciente no seu cotidiano, incluindo-o em um contexto de qualidade de vida após a alta hospitalar, assim como auxiliar família e cuidadores no processo de adaptação da volta para casa. Estes também são alvo do trabalho do Serviço de Psicologia, que coordena grupos de familiares de pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC), visando ao acolhimento e orientação.

As solicitações de atendimento psicológico são feitas pela equipe de saúde, pela ouvidoria, pelo próprio paciente ou pelos familiares. Elas são registradas em prontuário, mas apenas as informações necessárias são transmitidas para a equipe de saúde, preservando, assim, o sigilo do paciente. A avaliação inicial e o acompanhamento psicológico são discutidos com médicos, enfermeiros e demais profissionais envolvidos no tratamento, de acordo com a visão interdisciplinar que caracteriza a assistência do Pró-Cardíaco.