Imagem de um leito no Hospital Pró-Cardíaco.

Unidade de Pós-Operatório - CTI Cirúrgico

Sobre a unidade

Além de ser um setor de recuperação anestésica, a Unidade de Pós-Operatório é um centro de tratamento intensivo cirúrgico, com toda a tecnologia necessária de suporte à vida. A unidade atende pacientes após procedimentos de alta e ultra complexidades, como o transplante cardíaco simples ou duplo, por exemplo, e está alinhada com as mais elevadas práticas cirúrgicas.

Cardiopatas operados de outras patologias, pacientes neurocirúrgicos ou pós-trombólise (AVC) e em pós-operatório de cirurgias de grande porte – entre elas abdominais, vasculares, ortopédicas, torácicas e urológicas – também são recebidos na Unidade de Pós-Operatório.

A equipe é formada por 16 médicos das especialidades Terapia Intensiva, Cardiologia e Anestesiologia, todos com título de especialista, formação ou experiência em Terapia Intensiva, relevante produção científica na área e inserções em pesquisas internacionais, além de contar com uma equipe multidisciplinar de fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e farmacêuticos.

A Unidade de Pós-Operatório pratica junto ao Centro Cirúrgico o jejum pré-operatório abreviado e controle glicêmico intraoperatório, para maior conforto do paciente e menor impacto após as cirurgias, além da prevenção de ferida cirúrgica. O Setor também implementa o protocolo “Hand off Cirúrgico” que consiste numa passagem de plantão com uso de check-list e participação do cirurgião, do intensivista que recebe o paciente na Unidade e da equipe multidisciplinar. É uma iniciativa do Johns Hopkins Hospital endossada pela Joint Comission Internacional. A inovação garante continuidade na linha de tratamento entre o Centro Cirúrgico e a Unidade de Pós-Operatório sem interrupções nem omissões técnicas e de informação.

Coordenação Unidade de Pós-Operatório: Dra. Anna Karinina Sá
Coordenação de Enfermagem: Enf. Carla de Sousa Faria