Imagem de uma mulher realizando uma pesquisa no Hospital Pró-Cardíaco.

Inovação

Inovação a favor da experiência médica

A modernização contínua dos processos, a incorporação de novas tecnologias e a adoção de técnicas médicas de vanguarda estão no cerne das práticas de diagnóstico e tratamento do Pró-Cardíaco. O hospital é pioneiro em inovação e na adoção de uma metodologia de assistência fundamentada em gestão de medicina baseada em valor e linha de cuidado.
 
Em mais de meio século de vida, o hospital se consagrou como precursor em diferentes áreas da medicina cardiovascular. Merecem destaque, por exemplo, a Unidade de Dor Torácica, com diretrizes específicas para atender indivíduos com dor no peito; a liderança nas pesquisas com células-tronco, para restaurar artérias e recuperar o coração; e, mais recentemente, o implante de corações artificiais, com experiência e resultados únicos no Brasil. 

A Distinção de Atendimento ao Paciente com AVC (Stroke Distinction), concedida pela Accreditacion Canada, foi outro grande avanço. A certificação reconhece o hospital como fornecedor inovador e líder nacional na prestação de serviços de alta qualidade no diagnóstico e no tratamento do problema.

Produção científica

O Pró-Cardíaco tem sido pioneiro na saúde privada no Rio de Janeiro no que se refere à geração de conhecimento a partir da prática assistencial. Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos e farmacêuticos do Hospital se dedicam, cada vez mais, à construção de um saber que diferencia o Pró-Cardíaco das demais instituições de saúde do Estado.

Um sinal evidente dessa busca é o número crescente de mestres e doutores, cujas pesquisas são publicadas por renomadas revistas científicas indexadas, projetando o Pró-Cardíaco como importante centro acadêmico não universitário.

Veja mais

Produção científica

Imagem de alunos estudando no Hospital Pró-Cardíaco.

Ensino e pesquisa

O PROCEP é uma instituição de ensino e pesquisa independente, que presta serviços tanto para o Hospital Pró-Cardíaco como para outros hospitais No Brasil.

Entre suas atribuições, estão as de validar e potencializar estudos e ensaios clínicos, além de oferecer cursos na área da medicina. Durante os 20 anos em que trabalhou com exclusividade em parceria com o Pró-Cardíaco, o PROCEP alcançou relevância nacional, com destaque para a contribuição decisiva na introdução da terapia celular -- emprego de células para fins terapêuticos -- no País.

Ensino e pesquisa

Imagem de pessoas em um laboratório no Hospital Pró-Cardíaco.