Qualidade e Segurança

Resultados de excelência

O Pró-Cardíaco tem na qualidade e segurança grandes alicerces para a prestação dos seus serviços e a busca constante por resultados de excelência, sempre atendendo às necessidades e expectativas de todos os parceiros,

Frequentes investimentos em tecnologias, capacitação e aprimoramento de recursos humanos, elaboração de protocolos e de políticas embasadas em melhores práticas integram o conjunto de ações que primam, principalmente, pela qualidade do cuidado prestado ao paciente, além do trabalho em equipe que respeita e valoriza as habilidades individuais.
O cumprimento de elevados padrões de qualidade levou o Hospital a obter reconhecimento internacional em 2012, com a conquista da Acreditação Canadense (Canadian Council for Health Services Accreditation – CCHSA ) e da Distinção de Atendimento ao Paciente com AVC (Stroke Distinction ).

Programa Qualidade e Segurança

Visando reduzir a variabilidade, minimizar os riscos e monitorar os resultados inerentes à prestação de serviço, o Hospital desenvolveu seu Programa Qualidade e Segurança. O conjunto de diretrizes é fundamentado nos seis domínios da qualidade propostos no relatório do Institute of Medicine (IOM) e da Organização Mundial de Saúde (OMS). São eles:

  1. Acesso/Oportunidade – prover o cuidado e os serviços necessários no momento certo e no local adequado;
  2. Segurança – identificar, evitar ou minimizar os riscos potenciais das intervenções e do ambiente de saúde;
  3. Eficiência – prover cuidado sem desperdícios;
  4. Efetividade – para que a assistência, os serviços e as ações atinjam os resultados esperados;
  5. Cuidado com foco no paciente – prover cuidado responsivo às necessidades e valores individuais assegurando que estes orientem as decisões clínicas;
  6. Equidade – prover cuidado igualitário.

Com base nessas diretrizes e em seus desdobramentos em políticas e procedimentos, o Hospital Pró Cardíaco mantém seu compromisso pela busca constante da melhoria na qualidade do atendimento a todos os pacientes e no posicionamento em segurança institucional.