Pesquisa Clínica

Infraestrutura

O estímulo ao desenvolvimento da pesquisa e da produção científica é um dos objetivos do Centro de Estudos do Hospital Pró-Cardíaco – CEPRO – por meio do Centro de Pesquisa Clínica, que conduz estudos de iniciativa interna e externa em diferentes especialidades, com uma equipe multidisciplinar de dedicação exclusiva.

Para garantir segurança e qualidade às pesquisas em desenvolvimento, os procedimentos requeridos nos protocolos são realizados nas próprias instalações do Hospital. Com infraestrutura específica requerida para a condução de estudos clínicos, o Centro de Pesquisa Clínica dispõe de consultório com horário dedicado à pesquisa clínica e de sala exclusiva para armazenamento de produtos sob investigação, supervisionada por farmacêutica.

Os estudos de efetividade clínica têm possibilitado um melhor conhecimento das práticas assistenciais do Hospital e o acompanhamento dos principais protocolos gerenciados. A incorporação de novas tecnologias no campo da ultracomplexidade torna a instituição, cada vez mais, uma referência também nesta área da pesquisa clínica. E as participações nos principais congressos nacionais e internacionais e publicações em periódicos são canais de divulgação de todos os resultados da instituição.

O Pró-Cardíaco tem sido também local para o desenvolvimento de várias teses de mestrado e de doutorado em parceria com instituições universitárias, importante fator de aprimoramento do corpo clínico.

Equipe

Dr. André Volschan M.D., Ph.D.
Coordenador de Ensino e Pesquisa

Médico formado pela Universidade Gama Filho, com Residência em Clínica Médica pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.
Especialista em Medicina de Urgência e Terapia Intensiva.
Mestre em Cardiologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
Doutor em Ciências Médicas pela UERJ.

Roberta Pereira
Coordenadora de Pesquisa

Fisioterapeuta formada pela Universidade Estácio de Sá, com especialização em Auditoria de Sistemas de Saúde.
Formada em Pesquisa Clínica pela Invitare Pesquisa Clínica.
Monitora de Pesquisa Clínica no Instituto Nacional do Câncer (INCA) em 2011.

Marcelly Machado
Coordenadora de Estudos

Enfermeira formada pela Universidade Estácio de Sá.

Lilian Farjala
Assistente de Pesquisa

Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Pró-Cardíaco foi fundado em 1997 e, de acordo com resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS) de 1988, e regulamentação de 1996, é um colegiado interdisciplinar e independente que tem caráter consultivo, deliberativo e educativo. Tem como principal função defender os interesses dos sujeitos das pesquisas científicas realizadas na instituição em sua integridade e dignidade, além de contribuir no desenvolvimento das investigações dentro de padrões éticos.

O CEP tem um mínimo de sete membros nomeados pela direção do Hospital e com mandato de três anos. A composição é multidisciplinar, com pelo menos um representante da comunidade – usuários do Hospital, membros de Organizações Não Governamentais ou membros de entidades civis de interesse público. A participação de todos é voluntária e não remunerada e pelo menos 50% não podem ser médicos.

A equipe do CEP do Pró-Cardíaco conta com dez pessoas: uma farmacêutica, um advogado, duas enfermeiras, uma nutricionista, uma assistente social e cinco médicos.

Contato: (21) 2546-3250