Infraestrutura

O estímulo ao desenvolvimento da pesquisa e da produção científica é um dos objetivos do Centro de Estudos do Hospital Pró-Cardíaco – CEPRO – por meio do Centro de Pesquisa Clínica, que conduz estudos de iniciativa interna e externa em diferentes especialidades, com uma equipe multidisciplinar de dedicação exclusiva.

Para garantir segurança e qualidade às pesquisas em desenvolvimento, os procedimentos requeridos nos protocolos são realizados nas próprias instalações do Hospital. Com infraestrutura específica requerida para a condução de estudos clínicos, o Centro de Pesquisa Clínica dispõe de consultório com horário dedicado à pesquisa clínica e de sala exclusiva para armazenamento de produtos sob investigação, supervisionada por farmacêutica.

Os estudos de efetividade clínica têm possibilitado um melhor conhecimento das práticas assistenciais do Hospital e o acompanhamento dos principais protocolos gerenciados. A incorporação de novas tecnologias no campo da ultracomplexidade torna a instituição, cada vez mais, uma referência também nesta área da pesquisa clínica. E as participações nos principais congressos nacionais e internacionais e publicações em periódicos são canais de divulgação de todos os resultados da instituição.

O Pró-Cardíaco tem sido também local para o desenvolvimento de várias teses de mestrado e de doutorado em parceria com instituições universitárias, importante fator de aprimoramento do corpo clínico.