Farmácia

O Serviço de Farmácia do Pró-Cardíaco tem como um dos principais objetivos adequar suas atividades assistenciais aos padrões de qualidade estabelecidos pelos órgãos competentes, entre eles a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério da Saúde e as certificações internacionais do hospital. A finalidade é o uso seguro e racional de medicamentos e a assistência integrada entre paciente e equipe de saúde.

A inovação tecnológica é um dos pilares da praticidade e segurança buscadas pelo serviço, e a implantação de dispensários eletrônicos nas terapias intensivas – máquinas de onde os enfermeiros retiram os medicamentos prescritos com uso de biometria – é um exemplo.

O Hospital Pró-Cardíaco acredita que o exercício pleno da profissão farmacêutica acontece por meio de ações de Farmácia Clínica, atividade mais avançada que permite ações conjuntas às equipes de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e nutricionistas, o que favorece, também, maior entrosamento com o paciente. Estudos comprovam que, com a presença do farmacêutico nas atividades clínicas, pacientes ganham mais segurança e confiança na utilização dos medicamentos e dão continuidade com maior comprometimento, após a alta hospitalar.

Voltar