Especialidades

Desde sua inauguração, em 1959, o Hospital Pró-Cardíaco vem se destacando como referência no atendimento cardiológico. Ao longo de sua história, estendeu sua atuação para diversas especialidades, desenvolvendo pesquisas e utilizando tecnologia comparável aos melhores centros de saúde do mundo.

CARDIOLOGIA – Arritmia/ Fibrilação Atrial/ Marca-passos

O Pró-Cardíaco é especializado no atendimento multidisciplinar aos pacientes com fibrilação atrial (arritmia cardíaca mais frequente encontrada na cardiologia) que necessitam de tratamentos como: estudo eletrofisiológico, ressincronização cardíaca, ablação por cateter, oclusão percutânea do apêndice atrial e o implante de marca-passos e desfibriladores.

CARDIOLOGIA – Doença coronariana aguda

A doença coronariana aguda é uma das principais causas de morte e deve-se ao acúmulo de gordura que obstrui os vasos do coração. Os principais fatores são colesterol e glicose elevados no sangue, hipertensão arterial, tabagismo, vida sedentária e história familiar. O surgimento de dor no peito é um sinal de alerta que deve ser urgentemente avaliado. O Pró-Cardíaco é referência no atendimento aos pacientes nessa condição.

CARDIOLOGIA – Doença coronariana crônica

O Hospital Pró-Cardíaco realiza o diagnóstico da doença coronariana crônica com exames como o eletrocardiograma em repouso e sob esforço físico, cintilografia miocárdica ou ecocardiograma sob esforço físico ou uso de drogas, ressonância magnética, angiotomografia computadorizada do coração ou cineangiocoronariografia. Estes exames também são fundamentais para orientar o tratamento (medicamentos, angioplastia ou cirurgia).

CARDIOLOGIA – Cardiologia do exercício

A cardiologia do exercício interage com diversos outros setores do Hospital, direcionando a investigação de sintomas desencadeados pelo esforço físico como desmaios, dor torácica, palpitações e falta de ar, entre outros. Além disso, conta com profissionais e médicos especializados, capazes de acompanhar atletas e outros indivíduos fisicamente ativos, orientando a prática individualizada de exercícios visando a saúde e o bom desempenho.

CARDIOLOGIA – Cardio-Geriatria

O paciente idoso em condições clínicas de baixa-média complexidade, com múltiplas comorbidades e usuário de muitos medicamentos, é população bastante comum no Hospital Pró-Cardíaco. Para realizar o manuseio adequado e seguro nestes casos, a instituição conta com profissionais especializados – tanto em Cardiologia, como em Geriatria – capacitados para melhor entender a interação entre as doenças do envelhecimento e as cardiovasculares. Aos médicos, juntam-se enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, nutricionistas e psicólogas, no setor do Hospital onde a filosofia multidisciplinar é determinante para a recuperação e a qualidade de vida do paciente.

CARDIOLOGIA – Cardio-Oncologia

A doença cardiovascular no paciente oncológico é muito comum, e pode ser gerada ou acelerada pelo tratamento com quimioterapia, radioterapia e imunoterapia. O atendimento conjunto de cardiologistas e oncologistas, realizado no Pró-Cardíaco, é fundamental para prevenir ou controlar problemas de coração nos pacientes com diagnóstico de câncer.

CARDIOLOGIA – Hipertensão Arterial

A hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para a doença cardiovascular, respondendo por aproximadamente 50% dos óbitos por doença arterial coronariana e por 65% dos acidentes vaculares encefálicos. O Pró Cardíaco dispõe de um Centro de Hipertensão Arterial equipado com aparelhos de monitorização da pressão arterial de última geração. Os exames são realizados de acordo com as recomendações mais atuais das diretrizes brasileiras sobre MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) e MRPA (Monitorização Residencial da Pressão Arterial).

CARDIOLOGIA – Insuficiência Cardíaca/Miocardites

O Centro de Insuficiência Cardíaca (IC) do Hospital Pró-Cardíaco atende desde crianças com miocardites e doenças congênitas, por exemplo, até idosos em situação de pós-infarto ou com estenose aórtica, entre outras enfermidades. O cuidado especializado prestado aos pacientes, neste setor, promove melhor adequação da medicação e diminui as complicações durante o tempo de internação, que, por sua vez, também é reduzido.

CARDIOLOGIA – Reabilitação Cardiopulmonar

O Serviço de Reabilitação Cardiovascular, oferecido há dez anos pelo Hospital Pró-Cardíaco, tem como público-alvo: pacientes após alta hospitalar que tenham realizado procedimentos como cirurgia de revascularização e angioplastia; pacientes que já apresentaram problemas no coração, mas não passaram por intervenções; e pessoas sem nenhum sintoma de doença cardiovascular, mas com fatores de risco como obesidade e diabetes. A meta do serviço é impedir a recorrência do problema cardiológico (prevenção secundária), bem como evitar seu aparecimento (prevenção primária).

CIRURGIA CARDÍACA

Desde a cirurgia de revascularização do miocárdio (pontes de safena e mamária) ou implante de um coração artificial, até uma cirurgia minimamente invasiva que permita uma recuperação mais rápida e segura, a Cirurgia Cardíaca no Hospital Pró-Cardíaco está apta a tratar recém-nascidos com problemas cardíacos complexos até pacientes nonagenários que necessitem de intervenção cardiológica.

CIRURGIA GERAL

Por atender a todos os requisitos necessários para a prática de uma das especialidades mais diversificadas da medicina, o Pró-Cardíaco abriga cirurgias videolaparoscópicas e convencionais nas seguintes áreas: esôfago, estômago, intestinos, reto, cirurgias hepática, endócrina (tireóide, paratireóide e suprarrenais), bariátrica e metabólica, oncológica, ginecológica, do refluxo gastro-esofageano, além de emergências/urgências abdominais.

CIRURGIA VASCULAR

O Hospital Pró-Cardíaco é referência no atendimento a duas das emergências vasculares mais comuns – o infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral. Para completar o ataque ao trio de doenças vasculares letais, a instituição investe, também no atendimento de emergências vasculares.

ENDOCRINOLOGIA

O Serviço de Endocrinologia do Hospital Pró-Cardíaco tem como objetivo fornecer suporte clínico e assistência de qualidade aos pacientes com patologias endocrinológicas, tais como: diabetes, doenças da tireoide, síndrome metabólica, obesidade, hipertensão endócrina, hipoglicemia, doenças das glândulas suprarrenais e hipófise.

Um dos principais focos de atuação da equipe é a atenção às alterações da glicemia e diabetes, que, quando não controladas, podem estar associadas a complicações durante a internação. Por isso, o Pró-Cardíaco conta com o Time de Controle Glicêmico Intra-Hospitalar, formado por médicos, enfermeiros, nutricionistas e farmacêuticos, cujas ações para controle da glicose englobam tratamento medicamentoso, uso de insulina, atenção à alimentação, uso de modernas tecnologias e ações educativas para o entendimento da diabetes.

HEMODINÂMICA/ CARDIOLOGIA INTERVENCIONISTA

A atuação do Laboratório de Hemodinâmica/Intervenção Cardiovascular do Pró-Cardíaco tem como foco a prevenção endovascular, realizando, assim, não só procedimentos relacionados ao coração, mas a qualquer leito vascular. Neste setor, são feitos desde exames diagnósticos, como cateterismos cardíacos, coronariografias e angiografias de qualquer leito vascular, até intervenções terapêuticas, como angioplastias, valvuloplastias, implantes de stents, intervenções em cardiopatias estruturais, biópsias miocárdicas, entre outras. Todos os médicos da equipe são titulados, reconhecidos pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista.

Os grandes diferenciais do serviço, no Pró-Cardíaco, são o implante percutâneo da válvula aórtica (o Hospital foi uma das instituições pioneiras na realização da técnica, no país) e a presença de um hemodinamicista 24 horas no laboratório. Isto permite obter um dos intervalos de tempo mais curtos do país no atendimento ao paciente com infarto agudo. Em 2011, o laboratório ganhou leitos próprios para maior conforto dos pacientes nos processos pré e pós-exames, e aumento da segurança, evitando transferência entre setores.

IMAGEM E MEDICINA NUCLEAR

Tomografia computadorizada das coronárias, angiotomografias e, através da ressonância magnética, avaliação de viabilidade da isquemia miocárdica e da função ventricular. Estes são apenas alguns dos exames realizados pelo Serviço de Imagem do Hospital Pró-Cardíaco, especializado, ainda, em radiologia convencional e contrastada digital, tomografia computadorizada volumétrica e ressonância magnética de alto campo de 1,5 Tesla. A equipe do setor também tem expertise em exames gerais de urgência, na área oncológica, e todos aqueles de ultrassonografia geral e com doppler, com destaque para a radiologia intervencionista (biopsias e drenagens percutâneas).

A Medicina Nuclear, por sua vez, é uma especialidade médica que utiliza pequenas doses de substâncias radioativas para fazer exames diagnósticos e tratar doenças. No Pró-Cardíaco, o Serviço de Medicina Nuclear e Imagem Molecular foi inaugurado em 2002 e, em 2011, alcançou a marca de mais de 15 mil exames realizados, tanto em pacientes internados como em pacientes ambulatoriais. Os exames de medicina nuclear se diferem dos da radiología pelo fato de serem eminentemente funcionais, ou seja, avaliam o funcionamento dos órgãos, tecidos e das células, o que favorece diagnósticos bastante precoces.

NEUROLOGIA

Com uma equipe de neurologistas disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, o Serviço de Neurologia do Pró-Cardíaco está estruturado para prestar assistência aos pacientes com doenças do sistema nervoso de alta complexidade, e tem agilidade e competência para atender situações de emergência.

NEFROLOGIA

O Serviço de Suporte Nefrológico agregado à equipe clínica e de terapia intensiva do Pró-Cardíaco é mais um diferencial da instituição. Desde 1992, o Hospital tem sido pioneiro na área, com o programa de terapias renais contínuas à beira do leito, mediante processos de hemodiafiltração com equipamentos de última geração. O serviço conta uma equipe experiente, treinada e qualificada em todas as etapas dos processos de prevenção e tratamento das doenças renais agudas em pacientes graves, bem como no rigoroso controle dos insumos utilizados e de seu descarte.

ORTOPEDIA

Com serviços de imagem diagnóstica ágeis e de alto padrão, uma moderna e completa infraestrutura de centro cirúrgico, pós-operatório e unidade de terapia intensiva, além de equipe multidisciplinar qualificada, o Pró-Cardíaco recebe um número significativo de pacientes com problemas ortopédicos. A instituição tem sido preferência tanto para a realização de exames, como para as cirurgias ligadas a traumas (urgências), cirurgias eletivas/corretivas (reconstrução ligamentar de joelho, artroplastia de quadril, por exemplo) e pequenos procedimentos ortopédicos (punções e infiltrações articulares).

PNEUMOLOGIA E MEDICINA VENTILATÓRIA

A pneumologia trata das doenças respiratórias e tem como subespecialidade a assistência ventilatória, que consiste no acompanhamento de pacientes internados em ventilação mecânica. O Serviço de Pneumologia e Assistência Ventilatória do Pró-Cardíaco cuida de pacientes internados e ambulatoriais e realiza, também, exames de diagnóstico. A videobroncoscopia (gravada e fotografada), por exemplo, é considerada a melhor do Rio de Janeiro. Já a prova de função respiratória completa foi pioneira e ainda é única no Estado, certificada internacionalmente pela American Thoracic Society.

TERAPIA INTENSIVA

A gravidade dos pacientes, inicialmente apenas cardíacos, fez com que o Hospital Pró-Cardíaco se capacitasse, em 1987, para o melhor atendimento em terapia intensiva geral, tornando-se um modelo nesta área. O Centro de Terapia Intensiva da instituição oferece leitos à prova de som, com sistema de ventilação individualizado e sistema de filtragem de ar equivalente a um centro cirúgico, garantindo privacidade e vigilância. Tecnologia de ponta em espaços integrados possibilitam perfeito acompanhamento pela equipe multidisciplinar.

UROLOGIA

Há mais de 20 anos, o Pró-Cardíaco presta atendimento urológico especializado a pacientes internados e ambulatoriais que necessitam de diagnóstico e atendimento emergencial (cólica renal e retenção urinária, por exemplo). Neste caso, o preparo da instituição permite a realização dos exames iniciais e alívio dos sintomas em menos de uma hora.