Coração Artificial

Saiba mais sobre um dos trabalhos que teve repercussão internacional.

4O Pró-Cardíaco é o primeiro hospital no Brasil a ter um Programa de Coração Artificial de uso prolongado. Baseado nos conceitos de ultra complexidade e medicina de precisão, o Programa tem foco assistencial centrado no paciente, integrando as melhores práticas médicas aos valores e preferências individuais. O programa conta com a expertise de uma equipe multidisciplinar especializada e certificada internacionalmente para o cuidado individualizado, otimizando os resultados assistenciais e a experiência do paciente.

O hospital é certificado internacionalmente para procedimentos de ultra complexidade em cirurgia cardíaca, incluindo o implante de coração artificial para insuficiência cardíaca avançada. Possui também autorização do Sistema Nacional de Transplante (SNT) para a realização de transplante cardíaco.

- COMO FUNCIONA

Um coração artificial salva vidas e transforma a vida das pessoas que o possuem. Pensando em oferecer alternativas para o paciente com insuficiência cardíaca avançada, a equipe médica do Pró-Cardíaco contempla solucionar o quadro de três formas distintas:

recuperar o coração doente;
manter a estabilidade do paciente durante a espera por um transplante;
fazê-lo viver definitivamente com um coração artificial.
Em média, os pacientes que se submetem ao transplante de coração artificial têm 100% de chance de sobrevida nos primeiros 30 dias e, em 80% dos casos, recebem alta hospitalar após duas a quatro semanas de internação e cinco a sete dias sob cuidado no Centro de Terapia Intensiva (CTI). Durante a estada hospitalar, os pacientes recebem treinamento especializado para o manuseio do coração artificial.

- ETAPAS

Através de uma equipe multidisciplinar altamente qualificada para oferecer alternativas para casos de insuficiência cardíaca avançada, aguda ou crônica, o programa coloca à disposição acesso à tecnologia avançada, define o tipo de coração artificial que mais se adapta a cada caso e gerencia o cuidado centrado no paciente. Sob orientação da equipe médica, enfermeiros especializados coordenam todo o processo, num contínuo fluxo de cuidados que envolve tanto o período intra-hospitalar quanto o ambulatorial, após a alta.

- VANTAGENS DO PROGRAMA

Permite recuperar corações agudamente agredidos (após infarto, por exemplo) e manter órgãos viáveis durante a espera por um transplante. Além disso, o uso contínuo do coração artificial melhora a qualidade e a perspectiva de vida de pessoas com insuficiência cardíaca avançada sem indicação de transplante cardíaco (tratamento definitivo).