Controle de Infecção

O trabalho da equipe de Qualidade e Segurança do Pró-Cardíaco – formada por médicos, enfermeiros e pela gerência de Hotelaria – é focado na prevenção de situações de risco que possam provocar infecções, e obedece a processos de controle baseados em padrões internacionais de acreditação hospitalar. Dia a dia, estes processos são analisados e validados pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), pela equipe de Recursos Humanos e pela direção do Hospital, o que tem proporcionado marcadores próximos de zero.

Controle de infecção – Higienização das mãos

O Programa de Higienização das Mãos do Pró-Cardíaco respeita os indicadores da Organização Mundial de Saúde (OMS) e engloba uma série de ações que começam pelo treinamento/conscientização dos novos colaboradores nos âmbitos administrativo e assistencial.

A educação para a limpeza das mãos é continuada, com o registro mensal de indicadores de adesão enviados aos gestores de cada setor, para as providências necessárias. Há campanhas ao longo do ano e cartazes espalhados por toda a instituição.

A principal e mais simples medida de prevenção de infecções também é alvo de iniciativas inovadoras, como os portais inaugurados pelo Pró-Cardíaco em 2011. Um grande adesivo do chão ao teto em formato de sinal de trânsito e com um dispenser de álcool gel 70%, na entrada de todas as unidades de internação do Hospital, chama a atenção dos profissionais de saúde que cuidam dos pacientes e dos amigos e familiares.

Além do “portal da vida”, como é chamado, todos os corredores de unidades têm pia, água e sabão. Cada leito do Hospital também tem as duas opções para a higienização das mãos.

Controle de infecção – Higienização das mãos
Bundle cateter: Prevenção de infeccção associada ao cateter vascular
Bundle pneumonia: Prevenção da pneumonia em paciente de terapia intensiva em ventilação invasiva
Bundle da prevenção de ferida operatória

Controle de infecção – Central de Material e Esterilização

Para garantir baixas taxas de infecção no Centro Cirúrgico e possibilitar maior conforto aos cirurgiões que operam na instituição, todos os materiais são esterilizados pela equipe da Central de Material e Esterilização do Pró-Cardíaco.

Controle de infecção – Programa de vigilância ativa do uso racional dos antimicrobianos

É a contagem e o registro, a cada 24 horas, do número de leitos ocupados e vagos (levando-se em consideração leitos bloqueados e leitos extras), bem como do número de internações, altas, óbitos e transferências internas e externas. Facilita o gerenciamento hospitalar como um todo e evita que leitos sejam mal aproveitados e que os insumos sejam proporcionais às necessidades.

Programa de vigilância ativa do uso racional dos antimicrobianos