Certificação em Controle Glicêmico

Programa de Controle Glicêmico do Pró-Cardíaco é certificado pela JCI

Em dezembro de 2019, o Hospital Pró-Cardíaco foi certificado por seu Programa de Controle Glicêmico para Diabetes. O reconhecimento foi realizado pela Joint Commission International (JCI), principal órgão de acreditação de instituições de saúde em todo o mundo. Essa certificação valida o comprometimento do hospital com a qualidade e segurança do atendimento prestado aos pacientes.

O programa surgiu em 2014, a partir da preocupação da equipe clínica com os efeitos do diabetes descompensado e de alterações da glicemia, que podem aumentar o risco de complicações no quadro do paciente, além de aumentar seu tempo de internação. Pensando nisso, uma equipe multidisciplinar atua de forma colaborativa para desenvolver planos terapêuticos e nutricionais personalizados, monitoramento da glicemia e visitas de educação em diabetes.

Com esses métodos, a equipe do hospital tem como objetivo controlar a glicemia e melhorar o cuidado da diabetes durante a internação, aprimorando também a qualidade de vida do paciente a longo prazo. A prevalência da diabetes em território brasileiro tem apresentado aumento nos últimos anos. Segundo dados do Vigitel 2018, cerca de 7,7% da população do País sofre com diabetes, ocupando o quinto lugar no mundo em número de casos, segundo informações da Federação Internacional de Diabetes (IDF) em 2019.