Medicina nuclear

Essa especialidade, que emprega materiais radioativos, tem como objetivo fornecer resultados diagnósticos e terapêuticos mais precisos, nas situações em que é recomendada. 

No Pró-Cardíaco, o serviço realiza mais de 60 exames diferentes. Dentre eles, destacam-se a cintilografia do miocárdio – melhorando a acurácia do exame e reduzindo os riscos - e a cintilografia para avaliação da doença de Parkinson.

Desde 2011, o o hospital também conta com o revolucionário aparelho de SPECT- TC, que une cintilografia e tomografia computadorizada multislice. A tecnologia híbrida possibilita exames bem mais precisos, rápidos e com baixa exposição à radiação, para localização de pequenas lesões tumorais .

Além dos métodos diagnósticos, o departamento de medicina nuclear também oferece tratamentos específicos nos seguintes casos:

  •  Câncer e metástases ósseas, com o radiofármaco samário;
  • Tratamento do hipertireoidismo com iodo radioativo;
  • Tratamento para raros tumores neuroendócrinos, com o medicamento lutécio177-octreotato, evitando que a doença progrida em até 80%;
  • Radioembolização dos tumores no fígado, destinada ao tratamento de tumores e metástases hepáticas que já não respondem ao tratamento convencional. O recurso diferenciado consiste na introdução de microesferas de isótopos de ítrio, que agem internamente no tumor.

Tratamentos

Dor Óssea Metastática com 153Samário

É dedicado exclusivamente ao controle da dor óssea, em caso de metástases esqueléticas.


Hipertireoidismo – Graves

Atua no tratamento da doença, caracterizada por um quadro autoimune que impacta no funcionamento da glândula tireoide.


Hipertireoidismo – Plummer

Atua no controle da doença, caracterizada pelo aumento da tireoide e da produção de hormônios pela glândula.


Metástases Ósseas com Emissor de Partículas Alfa

É recomendado para tratamento da metástases ósseas de câncer de próstata resistente à intervenção com Radio-223.


Tumores neuroendócrinos com 177Lutécio-octreotato

É recomendado em casos específicos de tumores neuroendócrinos, que tenham expressão de receptores de somatostatina com 177Lutécio-octreotato.


Principais exames

Cintilografia cerebral com 99mTc-trodat

Indicação: avaliação de pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de Síndrome de Parkinson. Diagnóstico diferencial de condições que levem à redução da oferta de dopamina nos núcleos da base. Avaliação de pacientes com suspeita de Demência com Corpúsculos de Lewy.

Cintilografia da Tireóide e captação

Indicação: avaliação de nódulos tireoidianos, avaliação de hipertireoidismo e hipotireoidismo, avaliação de suspeita de bócio mergulhante, avaliação da resposta ao tratamento cirúrgico ou radionuclídico nas patologias da tireóide, pesquisa de tireóide ectópica.

Cintilografia das cisternas cerebrais e pesquisa de fístula liquórica

Indicação: avaliação de hidrocefalia normopressórica. Pesquisa de fistula liquórica. Avaliação de patência de derivação ventriculoperitoneal.

Cintilografia das glândulas lacrimais (dacriocintilografia)

 Indicação: avaliação de epífora. Avaliação de distúrbios do duto nasolacrimal.

Cintilografia das Glândulas Salivares

Indicação: avaliação da função salivar. Avaliação complementar de pacientes com suspeita de síndrome seca, especialmente associada à Síndrome Sjogren.

Cintilografia das paratireoides

Indicação: localização pré-operatória de paratireoides na localização habitual e ectópica. Pesquisa de pacientes com suspeita de adenoma de paratireoide.

Cintilografia das Vias Hepatobiliares

 Indicação: suspeita de colecistite aguda litiásica e alitiásica. Suspeita de colecistite crônica/discinesia biliar. Avaliação de disfunção de esfíncter de Oddi. Suspeita de atresia de vias biliares. Suspeita de estenose de vias biliares. Suspeita de fístula biliar.

Cintilografia de Corpo Inteiro com 123Iodo\

Indicação: avaliação metástases de câncer de tireóide, acompanhamento de pacientes em tratamento de câncer de tireóide, rastreamento de pacientes com elevação de tireoglobulina após tireoidectomia.

Cintilografia de Corpo Inteiro com 123IodoMIBG

Indicação: avaliação de pacientes com tumores simpático-adrenais (feocromocitoma e paraganglioma) e outros tumores neuroendócrinos com avidez por 123IodoMIBG.

Cintilografia de Corpo Inteiro com 67Gálio

Indicação: avaliação de processos infecciosos e inflamatórios, avaliação de neoplasias que tenham avidez por 67Gálio, em especial linfomas, melanoma, sarcomas e tumores hepáticos. Avaliação de infecção em pacientes com próteses ortopédicas, em especial na coluna vertebral. Avaliação de resposta ao tratamento infeccioso. Avaliação de pacientes com febre de origem obscura ou indeterminada. Quantificação de processos inflamatórios pulmonares. Avaliação de atividade de sarcoidose.

Cintilografia de Corpo Inteiro com 99mTc-Octreotide

Indicação: avaliação de pacientes com tumores neuroendócrinos. Seleção de pacientes para terapia com 177Lu-dotatate. Avaliação de resposta ao tratamento dos pacientes com tumores neuroendócrinos.

Cintilografia de Corpo Inteiro com Leucócitos Marcados

Indicação: avaliação de processos infecciosos e inflamatórios, Avaliação de resposta ao tratamento infeccioso. Avaliação de pacientes com febre de origem obscura ou indeterminada. Quantificação de processos inflamatórios pulmonares. Avaliação de infecções em próteses ortopédicas, vasculares e cardíacas, em especial valvares e dispositivos implantáveis. Avaliação de endocardite infecciosa.

Cintilografia de Inalação Pulmonar

Indicação: avaliação de tromboembolismo pulmonar. Avaliação de doenças das vias aéreas e dos pulmões. Avaliação de pré-operatório de cirurgias dos pulmões. Avaliação de doenças pulmonares.

Cintilografia de perfusão cerebral

Indicação: avaliação de pacientes suspeita de demências. Diagnóstico diferencial de tipos de demências. Avaliação de foco epileptogênico. Avaliação de isquemia cerebrovascular. Avaliação de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Avaliação de Transtorno Obsessivo Compulsivo. Avaliação de depressão. Pesquisa de morte cerebral.

Cintilografia de perfusão pulmonar

Indicação: avaliação de tromboembolismo pulmonar. Avaliação de doenças vasculares dos pulmões. Avaliação de pré-operatório de cirurgias dos pulmões. Avaliação de doenças pulmonares.

Cintilografia esofageana

Indicação: avaliação do trânsito esofageano. Pesquisa de disfagia. Avaliação de distúrbios motores do esôfago.

Cintilografia Hepatoesplênica

Indicação: avaliação de função do sistema reticulo endotelial. Avaliação de nódulo hepático. Avaliaçao de baço acessório.

Cintilografia miocárdica com 123I-MIBG

Indicação: avaliação de pacientes com insuficiência cardíaca para risco de progressão de doença e de arritmias. Avaliação de pacientes com suspeita de Doença de Parkinson. Avaliação de suspeita de Cardiopatia adrenérgica (Tako Tsubo).

Cintilografia miocárdica de perfusão

Indicação: avaliação de doença arterial coronariana, avaliação da função miocárdica e dissincronismo cardíaco, detecção e quantificação de isquemia, avaliação de risco cirúrgico, avaliação após revascularização miocárdica, avaliação de assintomáticos de alto risco, avaliação de pacientes com teste ergométrico alterado, avaliação de substrato isquêmico em pacientes com arritmias cardíacas.

Cintilografia Óssea

 Indicação: avaliação de lesões ósseas benignas e malignas, investigação de infecção óssea e em partes moles, avaliação de dor óssea em pacientes com exames radiológicos normais, acompanhamento de tratamento para doenças ósseas, avaliação de infarto ósseo, avaliação de doenças ósseas metabólicas, avaliação de complicações de próteses ortopédicas.

Cintilografia para avaliação de aspiração pulmonar anterógrada (salivograma)

Indicação: avaliação aspiração pulmonar relacionada à deglutição.

Cintilografia para avaliação de aspiração pulmonar retrógrada

Indicação: avaliação de aspiração pulmonar associada à refluxo.

Cintilografia para avaliação de esvaziamento gástrico

Indicação: avaliação de esvaziamento gástrico. Suspeita de gastroparesia. Avaliação após cirurgias gástricas.

Cintilografia para pesquisa de hemangioma hepático

Indicação: pesquisa de hemangioma hepático. Diagnóstico diferencial de lesões vasculares hepáticas.

Cintilografia para pesquisa de refluxo gastroesofageano

Indicação: Pesquisa de refluxo gastroesofageano.

Cintilografia para trânsito intestinal

Indicação: pesquisa de alterações motoras no trânsito intestinal. Avaliação de pacientes com constipação.

Cintilografia Renal com DMSA

 Indicação: Pesquisa de pielonefrite. Avaliação de cicatrizes renais. Quantificação da função renal. Avaliação de anomalias congênitas.

Cintilografia Renal com DTPA

Indicação: avaliação da função renal e determinação da Taxa de Filtração Glomerular. Avaliação de obstrução do trato urinário. Avaliação de transplante renal. Pesquisa de refluxo vesico-ureteral. Pesquisa de hipertensão renovascular (com prova do captopril).

Cintilografia testicular

Indicação: avaliação de varicocele, torção testicular, epididimite, orquite e complicações infecciosas locais.

Linfocintilografia dos membros inferiores

Indicação: avaliação de linfedema. Diagnóstico diferencial de edemas. Avaliação de vias linfáticas.

Pesquisa de Hemorragia Digestiva Ativa

Indicação: avaliação de pacientes com suspeita de hemorragia digestiva em atividade no momento da solicitação do exame.

Pesquisa de Hemorragia Digestiva não Ativa

Indicação: avaliação de pacientes com suspeita de hemorragia digestiva intermitente ou de difícil localização. Pacientes com anemia ferropriva sem etiologia determinada.

Pesquisa de Viabilidade Miocárdica com 201Tálio

Indicação: avaliação de miocárdio viável. Avaliação de pacientes com insuficiência cardíaca para potencial de revascularização.

Ventriculografia radionuclídica – primeira passagem e equilíbrio

Indicação: avaliação da função ventricular sistólica e diastólica. Acompanhamento da função ventricular e do sincronismo cardíaco. Avaliação de resposta ao tratamento da disfunção ventricular. Monitoração de cardiotoxicidade de drogas utilizadas para o tratamento do câncer. Avaliação de pacientes com dispositivos de assistência circulatória.