Compromisso com a formação de profissionais qualificados e o avanço da medicina

O Pró-Cardíaco é uma das maiores referências nacionais em ensino e pesquisa na área de saúde. Por meio do CEPRO (Centro de Estudos do Hospital Pró-Cardíaco), o hospital realiza grandes investimentos na atualização de seus profissionais, tendo a ética e a qualificação como bases essenciais. O centro também estimula e coordena atividades científicas institucionais – o pioneirismo nos estudos sobre dor torácica e células-tronco são resultados desses esforços. 
Uma equipe ética, em aprimoramento constante, e o compromisso com o avanço médico-científico brasileiro são pilares essenciais da excelência assistencial do Pró-Cardíaco, uma marca desde a sua fundação em 1959.

COORDENADOR DE ENSINO E PESQUISA

Dr. André Volschan M.D., Ph.D.

Médico formado pela Universidade Gama Filho, com Residência em Clínica Médica pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.

Especialista em Medicina de Urgência e Terapia Intensiva.

Mestre em Cardiologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Doutor em Ciências Médicas pela UERJ.
 

Programas da área de ensino

Na área do ensino, também estão sob a responsabilidade do CEPRO a realização de treinamentos e dos programas de visitação e residência médica. Venha conhecer.

Treinamento

Os profissionais de saúde do Pró-Cardíaco são treinados com foco na qualidade e segurança do paciente, com o objetivo de aprimorar a capacitação e atender demandas da prática assistencial. Aulas sobre Suporte Básico e Avançado de Vida, entre outras técnicas, acontecem durante todo o ano.

O planejamento e a execução dos programas são realizados em concordância com as recomendações do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) da Amil Lifesciences e demandados pelas unidades assistenciais do hospital e pelo Núcleo Técnico de Qualidade Assistencial.

Desde o primeiro trimestre de 2015, a instituição conta com o novo Centro de Treinamento do Pró-Cardíaco, com infraestrutura para simulação realística em manequins, visando maior interação com os alunos e fixação dos conteúdos.

Programas de visitação

Para promover o intercâmbio científico de profissionais de saúde, o Hospital Pró-Cardíaco organiza visitas oficiais à instituição, que destinam-se unicamente à observação das rotinas nas unidades assistenciais para conhecimento das práticas adotadas. A participação deve ser solicitada à Coordenação de Ensino e Pesquisa e validada pelo coordenador da área de interesse do visitante.

Programa de residência médica

O Pró-Cardíaco tem programas de residência médica reconhecidos pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação (CNRM/MEC), nas seguintes áreas: 
- Cardiologia: iniciado em 2006, tem formado profissionais de destaque na especialidade e reúne um grupo de preceptores, doutores e mestres, entre outros diferenciais;
- Terapia Intensiva: o Centro de Terapia Intensiva (CTI) do hospital é formador credenciado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) desde 1999. Em 2006, foi pioneiro na rede privada do Rio de Janeiro com seu Programa de Residência Médica em Medicina Intensiva;
- Medicina Nuclear e Ecocardiografia: o Serviço de Medicina Nuclear e Imagem Molecular é credenciado pelo Colégio Brasileiro de Radiologia para a Pós-Graduação em Medicina Nuclear desde 2008.